Cooperativa de Resíduos

As cooperativas de resíduos atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem. Tendo isso em vista, se faz necessário abordar esta temática em sala de aula para conscientizar os alunos.

Referencias para consulta e ideias:

Logística reversa: gerando valor para o seu resíduo:

https://www.vgresiduos.com.br/blog/logistica-reversa-gerando-valor-para-o-seu-residuo/ 

Ministério do meio ambiente: Logística reversa:

https://sinir.gov.br/logistica-reversa

Cooperativa: o que é, para que serve, como funciona:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/cooperativa-o-que-e-para-que-serve-como-funciona,7e519bda15617410VgnVCM2000003c74010aRCRD

Cooperativa de resíduos sólidos: vantagens e desafios:

https://www.vgresiduos.com.br/blog/blogcooperativas-de-residuos-solidos-vantagens-e-desafios/ 

Como e por que inserir a ética e a sustentabilidade no ambiente empresarial?:

https://atendimento.sebrae-sc.com.br/blog/como-e-por-que-inserir-etica-e-sustentabilidade-no-ambiente-empresarial/

Como funcionam as centrais que separam os recicláveis:

https://youtu.be/OMBfKlWwAH4

Implantação da coleta seletiva e logística reversa em uma escola pública do Rio de Janeiro:

https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3667 

Exemplos reais:

  • Cooperativa SICREDI: Cooperativa financeira que busca manter um bom relacionamento com os cooperados
  • Empresa Dobra: Trabalha bastante com a questão ambiental e social.
  • Agenda 2030: Envolve a questão das cooperativas de resíduos junto a sustentabilidade de modo amplo.
  • Projeto Profissão Catador: Projeto de associação de reciclagem que envolve diferentes atores e cidades locais.

Materiais extras para auxiliar:

Ideias de atividades para realizar com os alunos:

  • Investigar que tipo de materiais utilizam em suas residências; pesquisar sobre os diferentes tempos de vida das sacolas plásticas; pesquisar sobre o caso de Brumadinho; investigar se existe reciclagem em suas cidades; propor uma solução para lidar corretamente com os materiais recicláveis em sua cidade.
  • Investigar os diferentes tipos de cooperativas; investigar se possuem familiares na cooperativa e como é fazer parte de uma; criar uma cooperativa fictícia elencando os principais elementos e porque a mesma é relevante (no sentido de fazer um ‘concurso’ de quem tem a melhor ideia).
  • Identificar os Projetos que a Dobra está envolvida e como poderiam atrelar os mesmos a temática da aula.
  • Pontuar quais seriam os passos para as associações tornarem-se cooperativas; apontar soluções para que as associações se tornem cooperativas; criar um projeto sob o viés de cooperativa ou associação que consiga suprir uma demanda local.
Deixe um comentário 0