O Projeto

Projeto de extensão educação empreendedora e negócios de impacto no novo ensino médio: desenvolvimento de um repositório de conteúdo para apoio pedagógico

  • Marcus Vinicius Nascimento Schleder1 (EX);
  • Isadora Feijó Peyrot2 (GR);
  • Kamila Aguirre Paines3 (GR);
  • Debora Bobsin4 (O)

O projeto de extensão Educação Empreendedora e Negócios de Impacto no Ensino Médio foi criado com o objetivo de construir uma metodologia de ensino colaborativa com foco nas temáticas empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologias no Novo Ensino Médio. O projeto piloto atua nas escolas do Ensino Médio, E.E.E.M. Antônio José Lopes Jardim e E.E. Nossa Senhora da Assunção, ambas em Caçapava do Sul, proporcionando a capacitação de professores quanto às abordagens pedagógicas do empreendedorismo e cocriando uma metodologia efetiva de gestão do conteúdo apoiado por atividades presenciais de suporte pedagógico e adequação ao Novo Ensino Médio.

Através das atividades de apoio pedagógico detectou-se a necessidade da criação de um repositório de conhecimento para o armazenamento e catalogação dos conteúdos criados durante os encontros formativos e atendimento aos professores, visto que a criação de plataformas abertas de divulgação de conhecimento tendem a facilitar a divulgação científica e a facilitam o compartilhamento de conhecimentos adquiridos durante os processos de pesquisa, análise e compreensão das demandas educacionais.

Para a classificação dos conteúdos buscou-se utilizar as denominações e linhas de estudos propostas pelo novo ensino médio, para que estes apresentem-se preparados para a utilização em futuras alterações curriculares. A coleta e classificação do conteúdo é uma atividade dinâmica, baseada nas percepções dos pesquisadores e professores, aberta a adequações conforme demandas dos participantes do projeto e metodologias educacionais propostas. O projeto atualmente encontra-se na fase de organização dos conteúdos relativos ao tema “empreendedorismo”, paralelamente à definição de tecnologias para a criação de um website repositório, bem como a usabilidade do sistema para que este torne-se um portal acessível e longevo, atendendo às necessidades da comunidade escolar.

Nas próximas etapas serão identificados conteúdos educacionais e ferramentas disponíveis no mercado, além de criadas atividades originais, como jogos, que utilizem-se de conceitos de metodologias ativas de aprendizagem, disponibilizadas abertamente no portal, com instruções para sua implementação por parte de educadores nas mais diversas realidades escolares, levando-se em consideração suas idiossincrasias, limitadores tecnológicos e características culturais.

Esta ferramenta propõe-se, além dos objetivos já descritos, a servir de apoio às outras atividades deste projeto, fomentando o compartilhamento de conhecimentos e suprindo uma demanda emergente devido às recentes mudanças no Ensino Médio do Rio Grande do Sul.

Projeto apoiado pelo programa Geoparques-UFSM

1 Bolsista Programa Geoparques-UFSM, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) UFSM; 2Curso de Administração, UFSM; 3 Curso de Administração, UFSM; 4Departamento de Ciências Administrativas, UFSM.