Sustentabilidade

O roteiro deste tema procura fazer: 

  • Aula Expositiva Dialogada: realizar ligações da teoria com a prática e pontuar exemplos práticos próximos da realidade dos alunos.
  • Nuvem de Palavras: Perguntar para os alunos o que pensam sobre determinado tema, isto é, o que vem em suas mentes quando o termo é dito. Deixar que falem ou simplesmente escrevam no chat. Depois disso, montar o mapa e discutir com eles se estavam na linha de raciocínio correta ou precisam ajustar o viés de entendimento.
  • Estudo de Caso: Solicitar que investiguem um caso real sobre o tema estudado e desenvolvam uma opinião crítica a respeito de uma problemática ampla sugerida.
  • Mapa Mental: Utilizar como reforço de conteúdos já estudados, trazendo apenas os elementos chaves. Pode ser construído com os alunos, a partir do que lembram. Ainda, é possível solicitar aos alunos desenvolverem o material em duplas/trios como atividade.
  • Podcast: Criar um Podcast sobre um assunto, montar uma conversa com outro profissional ou até solicitar para alguém (empresário/estudante) fazer um material sobre algum conteúdo que pode ser atrativo para os alunos. Ainda, é possível solicitar aos alunos desenvolverem o material em duplas/trios como atividade.

Materiais base/ fonte de consulta:

Logística Reversa 

Cooperativas

Negócios Sustentáveis

Responsabilidade Social

Ética

Empreendedorismo

Materiais gerais: 

  • Vídeo da Associação ARSELE (participação da Presidente – Dona Teresinha): Como ocorre a separação dos materiais recicláveis.
  • Vídeo da Associação ARSELE (participação da Presidente – Dona Teresinha): Como ocorre a organização do trabalho, no sentido de uma associação.
  • Artigo Científico: Implantação da coleta seletiva e logística reversa em uma escola pública do Rio de Janeiro.
  • Agenda 2030: Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Exemplos reais:

  • Cooperativa SICREDI: Cooperativa financeira que busca manter um bom relacionamento com os cooperados.

Possibilidades: Solicitar aos alunos que investiguem os diferentes tipos de cooperativas; investiguem se possuem familiares na cooperativa e como é fazer parte de uma; criem uma cooperativa elencando os principais elementos e porque a mesma é relevante (no sentido de fazer um ‘concurso’ de quem tem a melhor ideia).

  • ADIDAS: Tênis 100% reciclável.
  • Unilever: Produtos veganos.
  • Natura: Trabalha com viés sustentável.
  • Insecta: Produtos veganos.
  • Combio – Energias renováveis: Utilizam biomassa como combustível.
  • Mercur: Trabalha bastante com a questão ambiental.
  • Empresa Dobra: Trabalha bastante com a questão ambiental e social.
  • Possibilidade: Solicitar aos alunos que investiguem os Projetos que a Dobra está envolvida e como poderiam atrelar os mesmos a temática da aula.
  • Agenda 2030: Envolve a sustentabilidade de modo amplo.

Possibilidades: Solicitar aos alunos que pontuem quais ações poderiam ser feitas para alcançar ao menos algum dos 17 ODS; Solicitar que escolham algum dos ODS atrelando a realidade local e apresentem soluções.

  • Projeto Profissão Catador: Projeto de associação de reciclagem que envolve diferentes atores e cidades locais.

Possibilidades: Solicitar aos alunos quais que pontuem quais seriam os passos para as associações tornarem-se cooperativas; Solicitar que apontem soluções para que as associações se tornem cooperativas; Solicitar que criem um projeto sob o viés de cooperativa ou associação que consiga suprir uma demanda local.

  • ISO: Certificações.

Possibilidade: Solicitar aos alunos que realizem uma busca sobre o que são as ISO’s e tragam exemplos de empresas possuem.

Atividade extra:

O intuito é solicitar aos alunos que investiguem que tipo de material utilizam em suas residências. Também solicitar que pesquisem sobre os diferentes tempos de vida das sacolas plásticas. Solicitar que pesquisem sobre o caso de Brumadinho. Solicitar que investiguem se existe reciclagem em suas cidades. Solicitar que proponham uma solução sobre como lidar corretamente com os materiais recicláveis em sua cidade. 

Links:

Deixe um comentário 0